Como desativar/inativar um contrato? Como fazer uma desocupação?

Acesse o Vista Office através do site www.vistasoft.com.br > botão Vista Office.

Informe o código, login e senha, e clique no botão Entrar. Caso não tenha um login, é necessário solicitar ao usuário admin. O suporte não tem autorização para criar novos usuários.

Acesse o Módulo de Aluguel.

Acesse o menu Contrato de aluguel -> Pesquisar contratos

Pesquise o contrato desejado por algum dos campos disponíveis de pesquisa. Os campos mais utilizados de pesquisa são: Código do contrato, Código do imóvel, Locatário, Proprietário locador e Endereço do imóvel.

Clique em Pesquisar.

Antes de desativar o contrato, verifique no botão Aluguéis se existe alguma mensalidade gerada que seja posterior a data de desativação.

Se houver, exclua a mensalidade, pois o sistema irá gerar uma nova mensalidade proporcional à data de saída do inquilino. Após a exclusão, clique em fechar.

Clique no botão Alterar.

Altere a Situação do contrato para > Desativado.

Irá aparecer novos campos. Preencha as informações Data de Encerramento e o Motivo:

Os dois campos abaixo deverão ser preenchidos somente se houver algum proporcional ou multa contratual a ser cobrado, caso contrário deixe-os em branco.

Data do último fechamento: É data do encerramento do contrato, essa data será utilizada para o filtro do relatório Espelho de Carteira.

Data do último vencimento:  É a data em que o inquilino deverá efetuar o pagamento deste proporcional.

Sobre o valor da Multa Rescisória, o sistema irá identificar as informações cadastradas no Financeiro do Contrato como Data do Contrato, Calcular Multa Rescisória (sim) e Cláusula de Saída. Para mais detalhes sobre a Multa Contratual leia este tópico:  https://ajuda.novovista.com.br/basedeconhecimento/multa-contratual-ou-multa-de-rescisao/

Clique em Salvar Contrato de Aluguel.

Neste momento o contrato de locação já está inativo, para visualizar os valores gerados no boleto final, clique novamente no botão Alugueis.