Criando negócios

Atualmente já não é mais novidade a importância de fazer a qualificação de leads para que o tempo e esforço dos vendedores torne-se mais produtivo. Se você ainda não está muito familiarizado com essa prática sugerimos a leitura desse excelente material  da parceira Exact Sales. Em resumo, a qualificação permitirá que a energia seja canalizada para aquelas oportunidades de negócio com maior probabilidade de se concretizarem. Além disso, focar nas oportunidades que estão em momento de compra e que tem todas as condições necessárias para efetivar o negócio também contribuirá para redução do ciclo de vendas.

Compreendendo esse contexto fica fácil entender que os negócios a serem criados e incluídos no pipeline devem representar oportunidades reais de fechamento. São nesses negócios que o corretor dedicará a maior parte do seu tempo.

Para criar o negócio é muito simples. Basicamente é necessário preencher o título do negócio, associar o cliente, escolher a etapa do pipeline, preencher o veículo de captação e o corretor responsável. Quando é o corretor realizando o cadastro o negócio já fica sob sua responsabilidade automaticamente. Além desses dados, é possível preencher o valor do negócio e a previsão de fechamento. Esses 2 últimos não são obrigatórios, no entanto são necessários para que se tenha uma previsão de ganho.

O negócio poderá ser criado a partir da página do pipeline, na home do sistema, usando o botão Novo negócio. Também haverá essa opção no menu superior do sistema e na página do cliente. Após a inclusão, esse negócio será exibido na etapa do pipeline que foi selecionada e deverá ser trabalhado até a sua conclusão.

É extremamente importante que todos os negócios em andamento sempre tenham a próxima atividade planejada. Além de auxiliar na organização do dia-a-dia do corretor, isso fará com que cadência de atividades seja mantida, fator importante para o fechamento.