Parâmetros da Locação

Vídeo de parâmetros da locação –  Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=Az7L4L6NMk8

Vídeo de parâmetros da locação –  Parte 2: https://youtu.be/x8183Of8A_k

Acesse o Vista Office através do site www.vistasoft.com.br > botão Vista Office.

Informe o código, login e senha, e clique no botão Entrar. Caso não tenha um login, é necessário solicitar ao usuário admin. O suporte não tem autorização para criar novos usuários.

Acesse o Módulo de Aluguel.

Para configurar os Parâmetros da Locação, acesse: Ferramentas > Parâmetros:

Abaixo listamos cada uma das configurações a serem definidas.

Parâmetros de configuração:

Dias para gerar aluguel: O usuário define quantos dias antes do vencimento o sistema irá gerar a mensalidade automaticamente.

Sugerimos colocar no mínimo 10 dias antes do vencimento.

Dias para repasse: O usuário deverá escolher como será feito a contagem para o dia de repasse ao proprietário. A contagem é feita de acordo com o campo Dias para repasse que se encontra no contrato de locação.

  • Após o pagamento: Primeiramente o sistema irá lançar uma data de previsão do repasse com base na data de vencimento da mensalidade. Após o boleto ser pago, será atualizado com base na data de pagamento do boleto.
  • Após o vencimento: O sistema irá lançar uma data de previsão do repasse com base na data de vencimento da mensalidade.
  • Após pagamento/vencimento: Primeiramente o sistema irá lançar uma data de previsão do repasse com base na data de vencimento da mensalidade. Após o boleto ser pago, será atualizado com base na data de pagamento do boleto. Porém, se o pagamento for antes do vencimento, permanece com a previsão com base na data de vencimento. Resumindo, o usuário irá utilizar essa opção, caso não queira antecipar o repasse quando o inquilino pagar adiantado.

Padrão baixa de repasse: O usuário irá selecionar como serão feitos os repasses.

  • Dar baixa: Essa opção permite a baixa manual e não realiza uma previsão/programação de repasse. Nessa opção a baixa é sempre individual.
  • Programar baixa: Sugerido para quando uma pessoa confere e autoriza o repasse, e uma outra pessoa realiza o pagamento final. Nessa opção é possível realizar a baixa em lote.
  • Programa baixa de repasse automática: O sistema irá programar automaticamente os repasses após o pagamento do inquilino. Nessa opção é possível realizar a baixa em lote.

 

Taxa de Administração: Percentual padrão da taxa de administração. É possível alterar esse percentual no contrato de locação, caso haja alguma exceção.

Taxa de Contrato: Percentual padrão da taxa de contrato (1º aluguel). É possível alterar esse percentual no contrato de locação, caso haja alguma exceção.

Valor TED/DOC: Valor que a imobiliária irá cobrar dos proprietários referente ao repasse.

Índice de reajuste: Selecionar o índice padrão que será utilizado no reajuste do valor dos aluguéis.

Controle de Contas: Apenas selecionar as contas que a imobiliária irá controlar o pagamento e não efetuar o pagamento. Neste caso, a imobiliária irá solicitar ao inquilino que envie mensalmente os comprovantes dos pagamentos das contas que forem marcadas.

Padrão Cobrar Taxa Adm: Informar em qual momento a imobiliária irá começar a cobrar a taxa de administração.

  • Em todas as mensalidades: A partir da primeira mensalidade começa a cobrança da taxa de administração. Independente se tem taxa de contrato ou não.
  • Após a primeira mensalidade: A partir da segunda mensalidade começa a cobrança da taxa de administração. Pois, na primeira é cobrada a taxa de contrato.

Imprimir com impressora matricial: Impressão de recibos de inquilino e proprietários em impressora matricial.

Aluguel Garantido: 

  • Programar repasse /Baixar automaticamente: Marcar esta opção para que os repasses garantidos sejam programados automaticamente, independente do pagamento de mensalidade.
  • Alertar repasses em atrasos: Marcar esta opção para que os repasses garantidos não sejam programados automaticamente, o controle será feito manualmente.

Incluir desc/acr em mensalidade com remessa gerada: Selecionar Todos os usuários se todos terão a permissão para incluir e excluir os descontos e acréscimos de uma mensalidade já com remessa gerada ou selecionar somente o administrador caso esse acesso seja limitado.

Evitar repasses negativos:

  • SIM: Na programação automática de um repasse com valor negativo o sistema irá incluir automaticamente um crédito no repasse atual afim de zerar o valor negativo e, no próximo repasse a ser gerado, será incluído um débito de mesmo valor.
  • NÃO: O repasse fica negativo e o usuário precisará baixá-lo com valor zero, após isso o valor fica disponível no mês seguinte para debitar o valor do proprietário.

Cobrar Taxa Administrativa Anual: É uma 13º taxa de administração cobrada no ano. Selecionando SIM, abrirá as opções para informar o percentual dessa taxa e também em qual mês será cobrado. Caso a imobiliária não tenha essa taxa prevista em contrato com o proprietário deixe marcado a opção NÃO.

Taxa Contrato DIMOB: Marque SIM, se deseja que a taxa de contrato seja declarada na DIMOB.

Sinalizar clientes e proprietários com cadastros desatualizados: O sistema sinaliza na tela de pesquisa de aluguel os clientes e proprietários com cadastros não atualizados nos últimos 60 dias.

Parametrização dos contratos:

Usar dados padrão: Optando por SIM, ao cadastrar um novo contrato alguns campos serão previamente preenchidos conforme informado à seguir.

  • Sim: Repasse garantido ao proprietário, independente se o inquilino paga ou não a mensalidade.
  • Não: Repasse sem garantia. O repasse é feito após o pagamento da mensalidade.
  • Parcial: Possibilita que o contrato tenha o aluguel garantido durante um determinado período de inadimplência.

Tempo de Contrato: Vigência do contrato em meses.

Calcular Multa Rescisória: Marcando SIM, o sistema irá calcular a multa contratual no momento da rescisão do contrato.

Cláusula de Saída: Informar nesse campo o tempo mínimo em meses que o inquilino deve ficar no imóvel.

Tipo: 

  • Postecipado: O inquilino mora, e paga o aluguel no final do período.
  • Antecipado:  O inquilino paga o aluguel, e depois mora os 30 dias corridos.

Dia Mensal do Fechamento: Se a imobiliária trabalha com mês fechado de 1 a 30, poderá informar o número 31 nesse campo como padrão. As demais, somente se trabalhar com um dia fixo de vencimento, caso contrário o fechamento é variável e não existirá um padrão, podendo deixar este campo em branco.

Dias para Repasse: Informar em quantos dias após o vencimento/pagamento o repasse será efetuado.

Cobrar TED/DOC no repasse: Cobrar automaticamente a taxa TED/DOC do proprietário, de acordo com o valor já configurado anteriormente.

Taxa Admin. Sobre Multa: Selecione SIM, se a imobiliária cobra taxa de administração sobre a multa que o inquilino paga ao atrasar a mensalidade. E, no campo ao lado, informe o percentual da administração sobre a multa. A taxa de administração é cobrada do proprietário.

Taxa Admin. Sobre Juros: Selecione SIM, se a imobiliária cobra taxa de administração sobre os juros que o inquilino paga ao atrasar a mensalidade. E, no campo ao lado, informe o percentual da administração sobre os juros. A taxa de administração é cobrada do proprietário.

Forma de Recebimento: Conta padrão para recebimento das mensalidades do aluguel.

Tipo de Renovação: 

  • Aditivo: Será necessário fazer a renovação do contrato toda vez que a vigência terminar. Com essa opção selecionada o usuário terá um aviso no painel de controle referente aos contratos que precisam de renovação.
  • Tempo Indeterminado: O contrato segue vigente por tempo indeterminado, sem a necessidade de renovação.

Padronização de Multa, Juros e Correção Monetária:

Tipo Multa: 

    • Única: Cobrada uma única vez. 
    • Pró-rata: Cobrada proporcionalmente à quantidade de dias que o inquilino atrasou o aluguel.

Multa: Percentual da multa que será cobrado do inquilino quando a mensalidade for paga em atraso.

Dias de Tolerância da Multa: Informar quantos dias de tolerância após o vencimento o inquilino terá para pagar a mensalidade sem multa e juros. Se não houver tolerância, deixe esse campo em branco.

Multa de Rescisão: Informar por extenso qual a multa de rescisão.

Juros/dia: Percentual de juros diário que será cobrado do inquilino quando a mensalidade for paga em atraso.

Usar Correção Monetária: Marcando a opção SIM, o sistema irá calcular a correção monetária que será cobrado do inquilino quando a mensalidade for paga em atraso.

Qtd. períodos da multa rescisória: Informar quantos meses de aluguel é cobrado de multa contratual.

Taxa Adm. Sobre Multa Rescisória: Percentual da taxa de administração que será cobrado do proprietário sobre a multa contratual.

Repassar somente multas/juros de lançamentos que estão configurados como repasse:

  • SIM:  Serão repassados ao proprietário somente as multas/juros referentes a acréscimos/descontos que estão configurados para serem repassados. O sistema não permitirá alterar os valores de multas/juros ao dar baixa em um aluguel.
  • NÃO: Será repassado ao proprietário a multa/juros integral. É possível alterar multa e juros no momento da baixa do boleto.

Recibos

Quantidade de cópias de recibo locatário: Informando 2 é impresso 2 vias em uma única folha, caso contrário é impresso apenas 1.

Quantidade de cópias de recibo locador: Informando 2 é impresso 2 vias em uma única folha, caso contrário é impresso apenas 1.

Exibir data de Vencimento no Recibo Locador: Exibe a previsão de repasse no recibo do proprietário.

Exibir data de Pagamento da Mensalidade no Recibo do Locador: Exibe a data de pagamento da mensalidade de aluguel, no recibo do proprietário.

Configuração de Remessa de Pagamento

Esse bloco de configurações vai aparecer somente se a imobiliária possuir cadastro de um dos bancos homologados: Itaú e/ou Santander.

Gerar Remessa de Pagamento (Recurso Disponível somente para Itaú e Santander): 

  • Somente TED: As remessas de pagamento a proprietários serão geradas somente através de TED, independente do valor.
  • TED/DOC: As remessas de pagamento a proprietários serão geradas através de DOC para valor inferior a R$ 5.000,00 e, para valor igual ou superior a R$ 5.000,00, serão geradas através de TED.

Pagamento a terceiros: Disponível somente para o banco Itaú. Esse recurso gera pagamentos da locação através de arquivos. Exemplo: Pagamento de Condomínio, IPTU, Seguro, etc.

Configuração de recebimento:

Forma de Recebimento: Conta padrão utilizada para a emissão de boletos de aluguel.

Bloquear Boletos a Vencer: Se marcar SIM, não será enviado e-mails de boletos a vencer para clientes inadimplentes. Essa configuração não impede que a remessa seja enviada ao banco.

Exibir Reajustes no Boleto:  Se marcar SIM, a data de próximo reajuste aparece no boleto do inquilino.

Deseja limitar os dias em que o boleto vai ficar disponível no site: Se marcar SIM, o boleto ficará disponível na área do cliente por um tempo determinado. Sugerimos perguntar ao banco emissor quantos dias após o vencimento o boleto ficará disponível para pagamento.

Empréstimo de Chaves

Tempo de Empréstimo: Informar o tempo máximo que um cliente poderá ficar com as chaves do imóvel para visita. Exemplo: 4 horas.

Texto da Declaração de Recebimento de Chaves: Inserir o termo que o cliente irá assinar na retirada das chaves.

Índice para impostos:

Preencher os percentuais somente se a imobiliária gerar as notas fiscais pelo Vista Office, isso fará com que os valores sejam retidos do proprietário no momento do repasse.

Controle de Comissão

Controlar rateio de comissão: Marque SIM, para habilitar o rateio de comissão nos contratos de locação.

Usar o(s) captadores do imóvel: Se marcar SIM, o corretor que foi o captador do imóvel será inserido automaticamente. (Usar essa opção somente se a imobiliária utilizar o antigo CRM do FTK)

Usar Corretor do Cliente? Se marcar SIM, o corretor que foi o corretor do imóvel será inserido automaticamente. (Usar essa opção somente se a imobiliária utilizar o antigo CRM do FTK)

Usar o Gerente do Corretor? Se marcar SIM, ao cadastrar um novo contrato será inserido automaticamente no contrato o gerente do corretor responsável pelo cliente/locatário e a comissão configurada neste campo. (Usar essa opção somente se a imobiliária utilizar o antigo CRM do FTK)