Reajuste de Aluguel

Como fazer o reajuste de aluguel?

Vídeo clique aqui

Acesse o Vista Office através do site www.vistasoft.com.br > botão Vista Office.

Informe o código, login e senha, e clique no botão Entrar. Caso não tenha um login, é necessário solicitar ao usuário admin. O suporte não tem autorização para criar novos usuários.

Acesse o Módulo de Aluguel.

Após acessar o módulo de aluguel o sistema direciona o usuário para a tela chamada Painel de Controle, que é a página inicial da locação.

Nesta tela existem vários painéis que mostram ao usuário algumas informações e entre elas estão os painéis abaixo sobre reajustes.

Reajuste a vencer nos próximos 30 dias

Reajustes vencidos

Cadastro de Índices para o reajuste

Acesse o menu Ferramentas-> Índice

Clique na lupa do indexador que deseja cadastrar o índice.

Preencha os mês/ano, o % acumulado dos últimos 12 meses e o % mensal. O % utilizado para o reajuste será o campo acumulado (12 meses).

Exemplo: Se eu quero reajustar os contratos que fazem aniversário em fevereiro, vou informar os percentuais do mês de fevereiro. A mensalidade que terá o aluguel alterado será o vencimento de março, ou seja, o mês seguinte ao mês de aniversário do contrato.

Clique em Salvar.

Acesse o menu Financeiro-> Reajustes.

Selecione o índice desejado e o mês de reajuste, clique em pesquisar.

Será exibido uma listagem de contratos que fazem aniversário no mês selecionado. Clique em Recalcular.

Após clicar em Recalcular o sistema vai apresentar o novo valor de aluguel, de acordo com o % informado anteriormente na tela de índice.

Clique em Salvar que se encontra no final da lista de contratos.

O reajuste foi realizado. Se o usuário acessar o contrato de locação irá perceber que o valor de aluguel foi atualizado, juntamente com a data de próximo reajuste que foi atualizada para o ano seguinte.

Atenção:

Se na listagem de contratos a reajustar aparecer para algum contrato a informação (Mensalidade posterior ao reajuste gerada), significa que a mensalidade que deve sofrer reajuste já foi gerada, sendo assim é necessário excluí-la para depois seguir com o reajuste.

Se na listagem de contratos a reajustar aparecer para algum contrato a informação (Necessita-se gerar a mensalidade), significa que faltam mensalidades para este contrato, é necessário gerar para depois seguir com o reajuste.